Esta formação tem como objetivo fomentar o debate sobre a prevenção das violências contra crianças e adolescentes, tanto na sociedade civil quanto no contexto eclesial. A proposta é refletir sobre estratégias para a promoção de ambientes seguros e o uso de uma comunicação amigável como ferramenta de proteção das infâncias e dos adultos vulneráveis.
A atividade propõe uma abordagem crítica e transdisciplinar sobre o conceito de vulnerabilidade, ressignificando-o como uma característica inerente à condição humana. Essa perspectiva amplia a compreensão do tema para além de visões setoriais, contribuindo para uma atuação mais integrada e sensível às realidades locais.
Como contribuição prática ao debate, serão apresentados os resultados de uma pesquisa aplicada na Diocese de São José dos Pinhais, que mapeou a rede de proteção à infância nos 14 municípios que a compõem. A exposição abordará a organização territorial da Diocese, o papel dos equipamentos da rede de proteção e a articulação entre Igreja e sociedade civil, com base no artigo 20ª da Carta Apostólica Vos Estis Lux Mundi (2023), que trata da promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A formação também incluirá a apresentação do conceito de “comunicação amigável” como estratégia para abordar temas sensíveis e construir ambientes acolhedores e seguros. Serão analisados materiais produzidos pela Igreja no Brasil, com destaque para as iniciativas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no campo da comunicação institucional voltada à proteção e ao cuidado.
protecao
Criado em 2019, o Farol 1817 é um portal educacional articulado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), que disponibiliza cursos de temas diversos. Está a serviço da Igreja e do Instituto Marista.
Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.