Esta formação tem como objetivo fomentar o debate sobre a prevenção das violências contra crianças e adolescentes, tanto na sociedade civil quanto no contexto eclesial. A proposta é refletir sobre estratégias para a promoção de ambientes seguros e o uso de uma comunicação amigável como ferramenta de proteção das infâncias e dos adultos vulneráveis.
A atividade propõe uma abordagem crítica e transdisciplinar sobre o conceito de vulnerabilidade, ressignificando-o como uma característica inerente à condição humana. Essa perspectiva amplia a compreensão do tema para além de visões setoriais, contribuindo para uma atuação mais integrada e sensível às realidades locais.
Pesquisador no projeto Ecos de Proteção e professor adjunto no PPG em Teologia da PUCPR. Pós-doutor em Psicologia (USP, 2013), doutor (2007) e mestre (2001) em Psicologia pela USP, mestre em Teologia Fundamental (Lateranense, 2003), graduado em Teologia (1997) e Filosofia (1992). Atua em teologia fundamental, especialmente em Edith Stein, interfaces teologia-psicologia, memória, arte e imigração italiana. Professor visitante da USP e bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária.
Mestre em Bioética, licenciada e doutora em Teologia Moral e Práxis da Vida Cristã. Autora da tese Vulnerabilidade. Rumo a uma Ética mais Humana (Dykinson, 2022), propõe uma ética cristã baseada na antropologia da vulnerabilidade. Com 15 anos de docência em Teologia, Artes Liberais e Medicina, lecionou ética, bioética e teologia. Desde 2021 é pesquisadora na Univ. Católica Silva Henríquez, na linha "Ética teológica contemporânea", e co-pesquisadora sobre abusos na Igreja no Chile.
#ciclodedialogo
Criado em 2019, o Farol 1817 é um portal educacional articulado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), que disponibiliza cursos de temas diversos. Está a serviço da Igreja e do Instituto Marista.
Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.