Desde a chegada dos Irmãos Maristas no Brasil até a organização atual das suas escolas, ocorreram muitas rupturas e permanências, contudo o jeito de educar marista é uma marca que perdura desde as origens da instituição. Suas escolas foram desafiadas a se adaptar às circunstâncias históricas e a responder a diferentes contextos políticos, sociais e culturais, mantendo como centro a formação de crianças e jovens. Certamente a educação promovida pelos maristas têm muito a dizer sobre a sociedade do passado e do presente. Assim como, a sociedade tem muito a dizer sobre a educação marista.
Nesse sentido, as histórias e as memórias da educação são plurais e multifacetadas. E aí está a sua riqueza, mas também a dificuldade de se constituir uma única história. Em vista disso, cuidar dessa memória é um passo importante para fortalecer a identidade da educação marista no momento presente. Portanto, salvaguardar a documentação histórica escolar não é apenas uma ação de preservação da memória institucional, mas também uma contribuição para a compreensão da história da educação do nosso país. São os documentos constitutivos da escola que podem nos possibilitar a compreensão de seu passado, bem como de suas práticas, sua cultura e seus sujeitos.
Nessa oficina, queremos promover a reflexão e o debate sobre a importância da preservação dos acervos históricos das unidades educativas maristas e discutir os desafios encontrados para a organização da documentação e para a produção do conhecimento histórico.Convidamos dois especialistas para nos ajudar a pensar esse tema. Por que se torna importante salvaguardar os acervos históricos das nossas unidades? eis a pergunta que deve instigar esses dois dias de oficina.
Data: 06 e 07 de agosto
Horário: 15h às 17h do Brasil
Professora de História da Educação no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR na linha de História e Historiografia da Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Especialista em história da educação.
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela FESP-SP. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, Gestão de Patrimônio e Cultura, Gestão da Informação Digital, Arquitetura da Informação e UX, e Gestão Arquivística de Informações e Dados (em andamento). Mestre em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. Coordenador das Bibliotecas e Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.
Discutir a importância de salvaguardar a documentação histórica escolar para a perenidade da missão marista e a constituição de pesquisas em história da educação.
#2Phem2025
Criado em 2019, o Farol 1817 é um portal educacional articulado pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), que disponibiliza cursos de temas diversos. Está a serviço da Igreja e do Instituto Marista.
Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.